sexta-feira, 2 de abril de 2010

Reaprendendo a Amar


UMA FAMÍLIA QUE ESTÁ SE DESESTRUTURANDO POIS A MÃE ESTÁ ENFRENTANDO UM PROBLEMA PSICOLÓGICO. COMO LIDAR?
 
É realmente complicado lidar com uma pessoa com doença psiquiátrica dentro do lar. Eu sei mais ou menos o que é isso pois tenho um tio com o problema mental da Síndrome de Down. Mas, apesar de ter um membro da família com um problema assim não faço idéia da situação que você e sua família enfrenta. Cada um sabe onde o sapato aperta não é? O problema de cada pessoa é peculiar.


Apenas quero dizer a você que será preciso que toda a família aprenda a amar sua mãe pela segunda vez (não estou dizendo que não a amem). O quero dizer é: vocês certamente são apaixonados por uma mãe sadia que vocês conheceram um dia. Aquela que cozinhava, sorria, brincava, se comunicava e trabalhava normalmente. É essa mulher que vocês querem de volta e que estão acostumados a viver. Agora essa mãe é que dá trabalho. É dependente. Precisa de cuidados aquela que antes era a protetora.

É difícil lidar com pessoas que de uma hora para outra são acometidos por doenças psíquicas. Parece que a vida perde rapidamente a noção da realidade. Os familiares geralmente se recusam a aceitar o fato de ter de lidar para sempre com uma pessoa assim. Certamente vocês tem implorado a Deus para que manifeste Seu poder curando sua mãe, mas agora ela está transformada numa outra pessoa. É essa outra pessoa que ela agora é que vocês precisam se propor a amar intensamente. Aprender a amar a nova mulher que sua mãe se tornou. É preciso aceitá-la exatamente como ela é e com todas as suas limitações. Ela mudou, mas sempre será sua mãe e de seus irmãos (se tiver irmãos) e esposa do seu pai. A diferença é que o inesperado aconteceu e ela agora precisa que seja retribuido todo amor que ela deu a vocês. O amor tem a capacidade de se adptar. É forte e flexível o suficiente para encarar os desafios.

Tenho certeza que você e sua família estão fazendo o melhor. Continue fazendo. Sua mãe sentirá a alegria de ter uma família que a ama como ela é.

Deus abençoe vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário