sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Poder (ou não) da Mente



Somos seres altamente influenciáveis. Todo mundo sabe disso! O publicitário sabe, o cineasta sabe, o produtor de novelas, os especialistas em vendas, enfim, todo mundo. E existem dois órgãos do corpo humano muitos utilizados pelos especialistas em influência quando querem convencer as pessoas a fazer algo: olhos e ouvidos. A combinação de áudio e vídeo é poderosa. Você sabe! O sucesso de novelas, filmes e seriados está não apenas no roteiro, mas na emoção causada por uma boa imagem e um bom fundo musical. Quem não já se pegou chorando diante da cena de um filme? E, olha, aquilo tudo é de mentirinha!! É encenado. São apenas dois atores bem maquiados, bem treinados e bem ensaiados atuando. Ai então o diretor manda colocar uma música tão boa; um fundo musical tão emocionante... que a lágrima desce, ou o coração acelera, a adrenalina sobe.


Enfim, desde que o mundo é mundo, ver e ouvir são usados como canais de influência. Foi através desses dois instrumentos que Satanás conseguiu influenciar Eva a comer do fruto. Veja os relatos bíblicos: Eva viu: “Ora, era a serpente o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta DISSE à mulher...” (Gênesis 3:1). Eva continuou ouvindo: "Então a serpente DISSE à mulher: Certamente não morrereis." (Gênesis 3:4). E Eva viu: "VENDO a mulher que aquela árvore era boa..." (Gênesis 3:6).


Uma sábia escritora chamada Ellen G. White uma vez disse "É uma lei do espírito humano que, pelo contemplar, somos transformados" (Patriarcas e Profetas, p. 91). Ou seja, demore-se vendo e ouvindo algo e aquela coisa irá aos poucos moldar seus pensamento, depois suas atitudes que se transformarão em hábitos e logo seu caráter estará mudado. Afinal, "São os olhos as lâmpadas do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso" (Mateus 6:22). Na verdade os olhos e ouvidos são apenas caminhos. O ponto de destino dos elementos de influência é a mente. É ela quem determina quem somos. É dela que "procede as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Por isso o interesse de tanta gente em chegar nesse órgão. O problema é que Satanás também se interessa! Quando ele quer transmitir uma mentira e nos convencer a viver de acordo com ela, ele usa artimanhas sutis de forma que de tanto vermos e ouvirmos aquela mentira acabamos pensando que não é tão mentira assim, que aquilo que de fato é mau ou errado, não é mais tão errado ou mau.


Portanto, se você e eu quisermos viver de acordo com um alto padrão. Se quisermos ser pessoas altamente eficientes e com os dotes mentais saudáveis, e, principalmente se queremos ser cidadãos celestiais, precisamos aprender a filtrar tudo que tem por objetivo chegar a nossa mente. Até porque tem muito lixo por ai querendo atenção e audiência. Um dos maiores absurdos e incoerências desta vida é... pasme... ALGUÉM SE DIZER CRISTÃO E NÃO GOSTAR DE LER A BÍBLIA. Dá pra acreditar? Pois é, mas existe. E sabe algo que descobri sobre cristãos que não gostam de ler a Bíblia? “A natureza da experiência religiosa de uma pessoa revela-se no caráter dos livros que ela prefere em seus momentos de lazer. ... Aqueles cuja imaginação não foi pervertida pela leitura de ficção, hão de achar a Bíblia o mais interessante dos livros” (Mensagens aos Jovens, p. 273, 274). Na época em que Ellen White escreveu esse texto não existia internet, nem livrinhos de bruxos e vampiros pálidos e apaixonados, nem as grandes produções noveleiras e cinematográficas. Se existisse, acho que ela incluiria esse monte de "treco" em suas palavras.


Ela diz mais: “Quando à mente é permitido demorar por longo tempo apenas sobre coisas terrestres, é difícil mudar os hábitos de pensamento.” (Mensagens aos Jovens, pág. 113.). Olha só! E um monte de gente pensando que é do jeito que é por conta do destino!  Não sou Psicólogo, nem Psiquiatra e muito menos Neurologista, mas penso que muita emoção negativa seria evitada se mudássemos os alimentos cerebrais. 


A questão é: quando alguém pertence a Jesus, tudo, tudo, tudo na vida deve ser pautado de acordo com sua crença. Isso inclui minhas conversas, inclui aquilo que eu assisto, leio e em que sites navego. Um conselho que Ellen White dá é: "Conserve fora do lar cada influência que não produza o bem.” (O Lar Adventista, pág. 411.). Nossa! Quer dizer que não é apenas ler, ver e ouvir, é também possuir? Ou seja, eu não devo permitir que permaneçam no meu lar coisas, livros, DVDs, CDs que não me levam a comunhão com Deus (aquilo que eu sei que Deus não usaria comigo)? Acho que sim. 
“Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros.” (Ellen G. White. Mensagens aos Jovens, pág. 285.) E você pensando que ler, ver e ouvir tudo que aparece na frente não iria influenciar em nada na vida, né? Até porque nossa mente é forte, não somos influenciáveis. Outros podem ser fracos e uns "maria-vai-com-as-outras", mas eu e você, não! O pior é que eu também achava. Bem, vou ali reavaliar minhas atitudes e as coisas com as quais tenho alimentado minha mente. Aconselho você a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário