sexta-feira, 1 de junho de 2012

Deus é Amor! Dá pra acreditar?



Pessoas decepcionam. Pessoas mudam. Alteram suas decisões por conveniência. Se alguém já lhe fez uma garantia ou uma promessa e não cumpriu, certamente você deve ter encontrado dificuldades em confiar naquela pessoa novamente. É por isso que Deus fez questão de enfatizar que Ele não muda (Tiago 1:17). Se houvesse em Deus uma "sombra de variação"; se Ele houvesse em algum momento da história mudado de opinião em relação a qualquer coisa; se tivesse alterado por menor que fosse sua personalidade, não haveria motivos para confiarmos nEle. Afinal, se Ele já mudou uma vez, quem nos garante que não mudará de novo?


Mas, não! Deus não muda. Não pode mudar. Essa é nossa maior garantia do cumprimento de suas promessas! A certeza que temos que Deus fará tudo que disse que iria fazer está no simples e impressionante fato de que Ele nunca mudou. Se cumpriu suas promessas no passado, continuará assim, pois Sua opinião, sua Personalidade e Seu caráter continuam intactos. Ele gosta hoje do mesmo que gostou a milhares de anos atrás. Ele acha justo, pecado, bom, certo, errado... as mesmas coisas que assim considerava no passado! Chega a ser uma agressão ao caráter de Deus, um absurdo teológico, alguém dizer que Deus alterou algo que Ele mesmo disse no passado. Repito: Se Deus mudou algum dia joguemos as Bíblias fora! Deixemos as igrejas! Vamos todos virar ateus, ou pelo menos, crentes que não creêm que a palavra de Deus é confiável. Como é que eu vou acreditar e confiar minha vida a um Deus volúvel? Eu mesmo não quero saber de um Deus que muda. Eu sei... já senti na pele o que pessoas, que tem a característica da mudança inerentes como qualidade e defeito, são capazes de fazer. Pessoas que hoje são uma coisa, e amanhã se tornam quase irreconhecíveis por suas opiniões e tratamento.


Enfim, o que tem a ver esse assunto com o título deste post "Deus é Amor"? Tem a ver que Deus não apenas não é alterável em relação a Sua palavra. Ele também não muda em relação ao amor que sente por você e por mim. Sua vida está uma desgraça? Deus é amor! Você chegou ao fundo do poço? Deus é amor! Aqueles que você pensava ser seus amigos foram a maior decepção da sua vida? Deus é amor! O pecado, o erro e o fracasso tem sido constante em sua vida? Existe uma outra constante inalterável: Deus é amor! O mundo está desabando? Deus é amor! Como pode ser? Dá pra acreditar? Olha pro mundo! Tragédias, terremotos, enchentes, genocídios, pedofilia, drogas. Como enxergar o amor de Deus com tudo isso? Pense comigo! Ainda está do jeito que está porque Deus é amor. Poderia ser pior. Ele que não permite. Deus é amor! Fato que não muda. Nunca mudará! “‘Deus é amor’ está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo – todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e de Seu desejo de tornar felizes Seus filhos” (Caminho a Cristo, p. 10).


Quando tudo neste mundo tiver sido destruído e transformado, uma coisa não mudará: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (O Grande Conflito, p. 678).


Que bom! Ainda que todos mudem e que as pessoas me decepcionem, tenho Alguém em quem posso confiar. Confiar meus segredos... confiar minhas dores... confiar minha vida! Muita coisa pode mudar nesse universo, porém, algo não mudará: Deus. Ele é amor!